domingo, 6 de setembro de 2009

Peixe Teimoso...

Este é o meu primeiro post aqui no Pesca em sintra, após o convite do meu Amigo Sérgio Silva Aka Sargollini em fazer parte deste Magnifico Blog que é o PescaemSintra, o que aceitei de bom grado!

Espero que o meu contributo seja positivo por isso hoje deixo-vos um relato de uma pesca que fizémos há uns dias atrás.
Com previsões de mar calmo apenas para um dia, eu o Sérgio e o Bruno fomos fazer o fim do dia. Maré para o fim-do-dia, a coisa prometia. Ainda de dia descemos ao pesqueiro e inciámos a pesca, o Mar estava excelente sentia-se apenas uma pequena brisa de norte mas nada de especial e o calor ainda se fazia sentir. Lançamento após lançamento a expectativa aumentava. Já de noite e com a Lua a mostrar-se, tiro um pequeno cachaço que prontamente foi devolvido, foi o único peixe que senti! Já com bastante água o pesqueiro tornava-se perigoso e como alguns tinham que ir trabalhar decidímos dar a pesca por terminada.
Já a caminho de casa diz-me o sergio:
"-E se fossemos fazer o nascer do dia?"

"-Bora" disse eu.

E assim foi, fomos a casa duas horitas e rumámos para a pesca novamente! O Bruno desta vez não foi, com muita pena nossa e dele, teve que ir trabalhar.
Devido a escassez de peixe durante a noite, rumámos mais para norte, chegámos ainda era de noite e o ceu limpo deixava a lua mostrar toda a sua graciosidade.
Amostras na água, e fomos percorrendo todo o pesqueiro. O dia já estava a nascer mas o peixe não queria as nossas amostras! Em determinada altura eu e o Sérgio estávamos em cima da mesma pedra e ao tirar a amostra da água um pequeno cachaço atira-se ferozmente
á amostra do sergio, era pouco maior que a amostra e rápidamente foi devolvido! Entretanto a maré também já tinha virado e o sol já batia nas ondas. Com a grade á vista voltei a pôr uma Athlete que tem feito uns peixecos e mal a amostra cai na água sinto o ataque. Ferro o peixe mas nada, recolho um pouco e sinto uma cabeçada quando de repente Zzzzzzzzzzzzzttt o carreto começa a cantar e o peixe a levar muita linha e a dar fortes cabeçadas até que parou. Começo a recolher e nova investida, desta vez ainda mais forte, recolho novamente e puxo o peixe um bom bocado até que novamente o peixe arranca mar adentro mas desta veio ao de cima e deixou-se ver, estava bastante longe mas cansado, fui trazendo o peixe com calma mas ele nao se deu logo por vencido e ainda me fez recear perde-lo numa escoa mais forte, depois disso uma onda amiga pôs o peixe quase a seco e o Sérgio só teve que ir busca-lo(Obrigadinho). Quando vi o peixe fizémos os dois a festa. Quando fui desferrar o peixe vi que vinha bem ferrado, duas fateixas na boca e a outra espetada de fora. Desferrei o peixe guardo-o no saco e volto á pesca. Pego na amostra para ver se estava tudo bem e nao é que o sacana me tinha partido a amostra?!? Fiquei pior que estragado..Mudo de amostra e continuo a pesca quando de repente vejo a cana do Sérgio dobrada e a lutar com um peixe! Era um belo Cachaço!!
No fim o Cagão ainda tirou mais um pequenote que devolveu...


O material foi o do costume e amostra foi a inevitável Athlete que morreu...

Liçoes a tirar? É Preciso insistir!

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem vindo ao Pesca em Sintra Tasko ;)

Um abração
Sérgio

Bruno Spin disse...

Parabens Tasko,belo peixinho e um excelente comentario. CAGAO,eheheheheheheh... Abracao

Milton Morais disse...

Granda cachação Tasko!!! ;) Ve la se ensinas ao sergio apanhar desses heeh ;) Abraço pros 2

Anónimo disse...

viva amigo tasko,

esse rondou os 3 quilos não? p/cima ou p/baixo?

por aí, quando o peixe aparece, a pesca dá a sério; com as mais variadas técnicas. sempre foi assim. É preciso é cuidado com o acesso aos pesqueiros, pois que as arribas de sintra não inspiram muita confiança.

muito bem, bom peixe :)

Serranideo

Tasko disse...

Primeiro e preciso procurar o peixe e insitir bastante depois e tudo uma questao de sorte ai como o amigo sergio costuma ter!!
Sim o peixe andava na casa dos tres kg.

Enviar um comentário