sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fim de semana de Pesca

(Publicado por Tasko)
No fim de semana passado eu o meu pai e uns amigos fomos ate ao Algarve fazer uma pescaria.
As previsoes eram boas, mar de 1.5m vento fraco a coisa prometia.
Chegados ao local de pesca e depois de montada a barraca para pernoitar,
comecei a pesca neste pequeiro.Ja tinha feito uns peixes aqui por isso rumei logo ao local.
Monto a Kombatt com um peao de 50Grs e lanço para longe para umas pedras que ficam fora dessa baia e mal o peao cai na agua afunda, faço a ferragem e tiro uma cavala!!!
Devolvo o peixe continuo a pesca mas so sairam burros.





Com a ausencia de peixe no pesqueiro de cima fui andando para sul onde o aspecto era este:


Fiquei a pescar nesta baia e aqui sim ja se sentia peixe , eram poucos e pequenos mas iam saindo ora sargo ora russada animaram a tarde.



Com o fim do dia a aproximar se e a mare a vazar troquei de armas vesti o fato e trouxe a N-gage com as respectivas Gradeiras.
Iniciei a pesca na praia mas o limo presente na zona de rebentaçao impediu me de ali pescar fui entao para cima de uma pedra que se ve na foto em baixo, iniciei a pesca com uma saltiga de 14 devido a pouca profundidade do pesqueiro, fui trocando de artificiais experimentando as diversas cores, ate que ja estava a chegar a "hora quente" Sol no horizonte mare a dar a volta estavam reunidas as condiçoes para dar um peixinho.
Mas nao deu peixe apenas mais uma grade, completava ja uma mao cheia tinha que festejar e nada melhor que perder uma amostra novinha em folha...
Desanimado fui para a barraca ter com o resto da malta e trocar impressoes.O peixe era pouco para todos mas ninguem desanimou afinal estavamos ali para o convivio e quanto a isso correu tudo do melhor..
Depois de uma noite descansada fui tentar enganar um cachaço pela manha.Comecei pela praia outra vez mas era mesmo impossivel pescar o limo nao saiu rumei entao para a mesma pedra,desta comecei com a Athlete Matadora e tres lançamentos depois tinha la um ferrado , era pequeno mas ja era qualquer coisa! Insisti mais um pouco mas fiquei sem agua , fui entao avançando pelas pedras submersas ate uma zona de uma pequena laje onde fazia uma pequena branca, de salientar que o mar neste dia era completamente chao, de vez em quando fazia uma onda em frente da laje e eles estavam la..Eram pequenos mas eram muitos.Insisti ate o mar me obrigar a sair , esperimentei todas as amostras e apenas tive uma perseguiçao de um Belo Robalo que assim que parei de recolher desapareceu do mapa..
Estava feita a pesca , era altura de almoçar e ir aos Sargos!
Depois de uma gustosa massada de peixe , fui moer o almoço fazendo um baldinho de engodo , monto a cana e faço me as areias.Desta rumei para o lado sul da praia a mare ja estava a meia agua era a altura certa de iniciar a jornada..
Primeiro lançamento e um sargo, 2ºuma safia , 3º outra safia 4º outro sargo , foi sempre assim era so la cair e tirar o peixe , desferrei uns quantos tive um que partiu o 0.18 assim que arrancou e depois tive que sair da pedra o mar ja la chegava, subi entao para outra pedra mas mais alta onde ja tinha estado um pescador que nao tinha tirado nada mas era o unico sitio possivel de pescar arriscamos na mesma e o peixe estava la a historia era a mesma era so la cair , o isco era a escolha usamos teagem camarao casulo coreano e caranguejo.
Assim que a mare deu a volta a actividade do peixe parou nem mais um toque se sentiu, aguardamos um pouco mas tinha parado.Comecei entao a lançar umas colheres de engodo e os toques surgiram eram as bogas!Gastamos o engodo e só apanhamos bogas!!!





Satisfeito com a tarde de sargos , fui tentar enganar um cachaço , fiquei novamente na tal pedra e ao 2º Lançamento ferro um cachaço.Depois disso voltei a ficar sem agua e fui ate a laje onde de manha os tinha visto.
Ao primeiro lançamento o Sr Antonio Ferrou logo um Cachaço bom com uma saltiga.
Com o cair da noite o vento intensificou se e dificultou nos e muito a tarefa.
Num dos lançamentos em que consegui por a amostra para alem da laje ferrei o exemplar do dia levanto o peixe e ele cai me num caneiro que tinha ligaçao para o mar , sorte a minha que o recuperei , vou guardar o peixe e o Sr Antonio perde uma amostra , de seguido ferro mais um cachaço era um pouco mais pequeno e o sr Antonio perde outra amostra..Como um azar nunca vem so no lançamento seguinte perdi eu a matadora e demos a pesca por terminada...



Foi um fim de semana expectacular com alguns peixes a mistura mas onde acima de tudo se riu comeu e bebeu ate nao podermos mais!


So deu estes peixecos e um polvo bom ao mergulho!

Um abraço a todos os companheiros!!!

10 comentários:

Team Mesquitas disse...

tens aí uma bela teca, e o fim de semana ainda deve ter sido melhor ehhehhehehh..um grande abraço Sergio.

Américo Neves disse...

Boas Sérgio

Realmente foste para um bom spot, que dá para fazer todo o tipo de pesca, mas se quiseres seguir um conselho, da próxima vez, experimenta do lado esquerdo, sempre me dei lá muito bem e sai peixe bom, mas....depende das condições!

Um abraço dos Algarves

bruno disse...

belo fim de semana!! e bela pescaria!!parabens! :)

Milton Morais disse...

Grande Tasko, tiveste ai um fim de semana de fazer inveja...Não sabia que tb pescavas á boia. Temos de combinar uma pescaria!

Abraço

Anónimo disse...

Boas Pessoal

Obrigado a todos mas este relato foi o Tasko que fez!

Aproveito para mais uma vez lhe dar os parabéns por mais uma bela pesca.

Um abraço Taskão ;)


Abraço a todos
Sérgio

Tasko disse...

Americo no primeiro dia fiquei no lado direito porque tambem nao dava para passar devido á mare estar cheia..e os robalos fiquei so por este lado apenas porque havia limo la nos caneiros do lado esquerdo.
A maioria dos peixes foi no lado esquerdo primeiro e enquanto o mar deixou em frente a uma pedra alta depois subi para a pedra quadrada a pescar em frente!
Mas o peixe e pequeno ali nunca capturei nenhum exemplar grande por estas bandas..
Vi que no teu blog tens fotos do lado esquerdo costumas te safar por la?

Obrigado Fisgo Bruno Americo Milton e Sergio foi um FDS para recordar e repetir!!
Abraços

PêJotaFixe disse...

Amigo Tasko e Sargollini,
Pelas navalheiras dá para ver o tamanho do peixe...

Abraço e saudações piscatórias

Anónimo disse...

Txiiii...granda infanticida...ou serão as navalheiras enormes???

Devias ter vergonha Tasko...


Abraço
Sérgio

António Matos disse...

se precisares de ajuda para comer uns sarguinhos avisa.
abraço

Tasko disse...

O peixe era pequeno mas as navalheiras eram grandes!
Vergonha?nunca!eheh
O peixe ja foi todo antonio agora so como peixe quando voltar la em baixo...
Abraços

Enviar um comentário