domingo, 7 de março de 2010

Um solitário, Dois Solitários...

(Publicado por Tasko)
Finalmente o mar teve uma abertazinha em que se conseguiu por uns plásticos a nadar. No primeiro dia fui sozinho, sai do trabalho e fiz me a eles. Andei a ver o mar mas ainda não estava grande coisa, Mar desordenado com grandes enchios, águas feias verde escuras e uma chuvinha irritante. Mesmo assim montei a minha N-Gage Beast Stage 2 com o Shimano Rarenium ci4 4000FA devidamente cheio com o Flomax SteelPower 0.18mm. Iniciei a pesca já a maré estava para baixo de meia agua, escolhi a Matadora Qu-On Katana e vai de esticar a linha. Fiquei no mesmo sítio uma meia hora, era o único bocadinho que me agradava mas não senti nada, fui me então deslocando para norte até chegar aos lajões, fiquei numa pequena baía onde havia areia em suspensão. Mudo de amostra mas não conseguia chegar onde queria, ate que minutos depois já quase aos pés senti uma pequena pancada, como que de uma pedra se trata-se, instintivamente dei a estocada e prendeu, mas senti uns pequenos toques e vinha lá um cachaço, esperei pelo mar e abeirei o peixe. Guardo o peixe e volto a mudar de amostra escolho a Jackson Athlete 14SS por lançar bem. Faço o primeiro lançamento e começo a recolher, mais ou menos no mesmo sítio onde tinha ferrado o outro, tenho novo ataque desta senti logo que era peixe, tento ferra-lo mas assim que pus a cabeça do bicho fora de água ele desferra-se e só lhe vi a lombeira, era um belo robalo. Estão a entrar! - Pensei eu Insisti e voltei a insistir, experimentei meia caixa de amostras e nada, ou se assustaram com o fugitivo ou só lá estavam os dois. Dei então a pesca terminada com um cachaço solitário no saco.

No dia seguinte, as previsões eram melhores, o mar era menos e podíamos os três ir à pesca. Combinamos ir fazer o nascer do dia, saímos às 4 da matina de casa e fomos até um cantinho que tínhamos visto no dia de trás a tarde. Começamos a pescar ainda a noite era serrada, sem sucesso, lentamente o dia começava a nascer e a expectativa aumentava, repetiam-se os lançamentos e a muda de amostras, a visibilidade já era boa e começavam-se a ver peixes a saltar na agua, a área de lançamento passou a ser a zona de saltos dos peixes. O vento soprava de norte, a água era ainda mais escura que no dia anterior. O Sérgio procurava pelos peixes, o bruno, com uma directa em cima, descansava por instantes as costas e eu mudava de amostra. Já com os três em acção. Lanço a minha Athlete 14SS , fecho a asa de cesto e sinto a linha a ficar esticada e a ponteia a bater, tinha lá um peixe, tento ferra-lo mas já estava ferrado, oiço o carreto a cantar e dou sinal que tinha peixe, o bruno estava mais perto e veio em meu auxílio, depois de andar um bocadinho na escoa consegui pô-lo na beira e o bruno lá foi buscar o bicho. Fizemos a festarola do costume, guardei o peixe e continuamos o ritual. Mas peixe, só aqueles que víamos a saltar, não conseguimos enganar mais nenhum. A chuva tinha aumentado de intensidade e o pequeno-almoço estava garantido. Fomos até ao carro, tiramos uma foto à pressa por causa da chuva e fomos encher a barriga.

Dois peixes kileiros um perto dos dois kg e outro a rondar o kilo que fizeram esquecer uma serie de grades.