sábado, 5 de junho de 2010

Numa Quarta, ao Quarto um de Quatro.

22 comentários

Na semana passada eu e o BrunoSpin conseguimos conciliar os horários e ir fazer uma pescaria.

As condições apontavam para mar de dois metros e vento de norte.
Mas na realidade estava um mar de enchios fortes com uns 3 mts que metiam medo mas por outro lado não havia vento.
A maré já ia por ai abaixo mas as condições não estavam reunidas.
Mesmo assim ficámos e insistimos.
Iniciamos a pesca numa zona pouca profunda mas depressa tivemos que nos deslocar mais para norte para uma zona mais profunda de fundo misto.
Logo nos primeiros lances tive um peixe que me abriu o drag e se foi embora, mas os enchios faziam nos parar de pescar durante muito tempo e voltamos para sul para uma zona só de pedra.
Ficamos cada um na sua pedra , sempre atentos ao mar e com receio de vir alguma onda mais forte, fomos fazendo ali uns lances, mudamos de amostras e algum tempo depois o bruno diz-me que vai para umas pedras mais longe,eu fiquei por ali e dois ou três lances depois tenho um ataque mas quando vou para ferrar o peixe a linha não estava esticada , assobio para o bruno e vou esticando a linha até que sinto um peso e dou um toque para ver o que era e sinto peixe, ainda estava lá, mas não batia e o peso era grande sempre a recolher e já com o bruno a caminho pelo meio das pedras o peixe aproxima-se, o mar faz a escoa e quase a seco vejo a amostra e quase a ver o peixe , este arranca para a minha direita para uma zona com mais agua mas que ficou a seco e foi só puxa-lo para cima.Entretanto já vinha o bruno a chamar-me cagão e contei-lhe que pensava que era maior devido ao peso que se sentia talvez devido á corrente e do peixe se ter encostado ao fundo.
Ficámos novamente os dois nas pedras e alguns lances depois tenho outro ataque mas não o consegui ferrar.
O bruno sempre com alma lançava as suas meninas mas não estava fácil.
Com o espírito de pesca feita , e com o bruno a chorar o pequeno-almoço , decidimos ir andando mas pelo caminho íamos lançando as gradeiras, até que chegamos ao primeiro pesqueiro do dia que já tinha menos agua e deixava entrar mar adentro, decidimos fazer ali mais uns lances.
Num enchio que levantou uma parede de agua brutal começámos a ver os peixes nas ondas ficámos motivados mas ainda era bastante longe.O bruno diz que para ele estava feita a pesca e eu disse "só mais 5".
1,2,3 lances sem sucesso!
4ºLançamento ultima onda do set , com água quase pelo pescoço vejo a onda a formar-se e nela os robalos a surfar, lanço a Katana para trás da onda , dou duas manivelas e pimba ataque violento e ZZZZZZZZZZZTTTTTTTTT o Twinpower a cantar como nunca , sempre a levar linha o peixe não dava tréguas , com o dedo tento parar um pouco a bobine visto o drag estar bem regulado , e finalmente o peixe parou consigo trazê-lo um pouco mas volta a levar linha desta vez com mais força , a diaflash toda vergada aparava os ataques ferozes do robalo, o bruno atrás de mim dizia para me acalmar e peço lhe ajuda pois não estava a ver as coisas a correr bem , nisto o peixe enrola-se na onda estico rapidamente a linha e ainda lá estava o peixe , aproveito a oportunidade para trazê-lo o mais possível e finalmente o peixe estava perto o bruno entra pelo mar com o pega-peixe , o mar faz a escoa e o bruno chega junto do peixe que lhe embate nas pernas e diz-me ele : "Granda Robalão puto"
Nesse momento tremi veio-me tudo á cabeça, o fio, os nós , o clip, as fateixas e se não se desferrava..
O peixe por sua vez vira o rabo ao bruno e arranca outra vez, mas desta já estava cansado ,fechei um pouco o drag, levanto a cana e meto-lhe a cabeça para fora o bruno espeta-lhe o pega peixe na beiça e foi um alivio..
Fizemos uma granda festarola pois foi um osso duro de roer.

Claro que já não fomos embora e o ultimo lançamento transformou-se na ultima hora mas não fomos felizes, os peixes desapareceram e nós fomos atrás do pequeno almoço.

Pesaram dois e quatro kgs respectivamente

O material foi:

Shimano Diaflash 3.60 mts 50-100grs

Shimano twinPower 5000 Fb

Flomax SteelPower 0.18mm

Qu-On Katana

BrunoSpin obrigado pela tua ajuda e pela tua grande companhia!!!!

Sargollini pah , sou um desgraçado , Não me toca nada!!