quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Grande Preguiçoso e o Pequeno Lutador

9 comentários

Esta segunda-feira a malta combinou ir fazer o nascer do dia, o mar estava mexido, havia algum vento e a maré estava quase vazia.
Após termos descido a arriba verificámos que junto do mar estava menos vento mas este era de Nw o que dificultava bastante os lançamentos.
Começámos a dança das amostras ainda de noite, eu comecei com uma Duo mas não estava a trabalhar bem, talvez devido à corrente que se sentia. Fui mudando de amostras até que já tinha esgotado a primeira linha de matadoras, fizemos uma pausa , para esticar as costas e fomos para umas pedras que por norma estão rodeadas de água mas que agora estão rodeadas de areia.Eu fiquei mais afastado do Bruno e do Sérgio, voltei a mudar de amostra devido ao pesqueiro ter menos profundidade e acabei por escolher uma Athlete 12SS.Ao segundo lançamento já quase, quase a seco tenho um ataque, ferro o peixe, esperei pela onda mas não consegui tirá-lo à primeira, aproveitando a escoa o peixe faz um arranque mas veio mais uma onda que me ajudou a tirá-lo.Agarro no bicho e vejo que só vinha ferrado na primeira fateixa, talvez por ter atacado pela cabeça da amostra.Fui guardar o peixe nas pedras e fiz sinal à malta com a lanterna, faço mais uns quantos lances na mesma zona mas não senti mais nada.
Fui andando na direcção dos cagões e dou por mim com uma bela cabeleira no carreto, puxo a amostra à mão e lá fui eu tirar o lugar ao bruno.Tive quase meia hora de volta daquilo mas consegui resolver o problema.Voltei ao mar e faço um lançamento muito suave só para esticar o fio, recolho e volto a lançar desta vez com um pouco mais de força mas mesmo assim sem esticar muito, olhei para a bobine estava tudo operacional podia começar a pescar à vontade, dou duas ou três maniveladas e tenho um ataque! O peixe veio imediatamente para a superfície chapinhar, fui sempre recolhendo com o peixe à superfície, parecia um pequenote, até que na escoa o peixe pareceu me maior mas não o tinha visto por isso apertei com ele e no lusco fusco vi-lhe o lombo, era um bonito robalo bem maior do que estava à espera.Nisto voltámos a ficar todos juntos, contei como tinha sido, levei os "calduços" da praxe fizemos mais uns lances mas estava mais que na hora.
Subimos a arriba, tiramos umas fotos e quando dei por ela já estavam os dois cagões com a mãozinha à volta da barriga a chorarem-se pelo pequeno-almoço...
O resultado foi:
- 3 Galões
- 3 Sandes Mistas
- 3 cafés

O peixe mais lutador acusou na balança 1.5Kgs e o mais preguiçoso 3Kgs.

O conjunto utilizado foi :

Awa Shima N-Gage Beast Stage 2

Shimano TwinPower 5000 FB

Flomax SteelPower 0.18mm com chicote 0.42 Seaguar

Jackson Athlete 12 SS cores preta e azul

sábado, 23 de outubro de 2010

1º Dia de Férias

10 comentários

Finalmente tinha chegado o 1º dia de férias, altura de descanso e de relax total!
Despertador para as 06H00, saiu de casa sozinho, cafézinho e pastel de nata pelo caminho.
O mar ainda estava bruto, a maré já vazava e o dia já nascia.
Fiz os primeiros lances numa zona de areia mas o mar tinha muita força e subi para umas pedras, lance após lance via cada vez mais longe a hipótese de apanhar um peixe, muita corrente e o vento também se fazia sentir.
Após o nascer do dia mais um contratempo, as águas eram acastanhadas.
Estava quase a desistir mas lembrei do cagão do BrunoSpin e da sua matadora, mudei então de amostra e pus a Athlete 14SS do BrunoSpin.
20 Minutos tinham-se passado e nem um ataque tinha tido,novamente na areia ia pescando mas a cabeça já estava a pensar em que amostra ia pôr na jogada seguinte, até que após um toque de ponteira tenho um ataque violento, ferro o peixe e ZzZzZTTTT arranque muito forte, seguido de cabeçadas, tento fazer alguma coisa mas não estava fácil o peixe estava cheio de genica e o mar forte complicava ainda mais as coisas, finalmente começo a trazer o peixe, fecho um pouco o Drag do Stella e olho para a cana, estava toda vergada, comecei a pensar que seria um Robalão.
Entretanto o peixe veio à superfície e quando afundou arrancou a favor da corrente para a esquerda, em passo acelerado acompanho o peixe, até que finalmente o bicho veio à tona cansado, esperei pela melhor altura e com a ajuda do mar consegui pôr o peixe a seco, saco o pega-monstros e agarro no peixe, era um bonito Robalo, mas não como esperava, a amostra vinha cravada com as 3 fateixas junto da guelra e com o mar que estava fazia mais pressão mas foi uma luta daquelas imprópria para cardíacos.
Depois de ter subido a arriba tirei a foto da praxe e enviei o MMS á malta , minutos depois recebo as chamadas do Bruno e do Sérgio e fizémos a festarola via telemóvel eh eh


O peixe pesou 2.5Kgs e era um lindo robalo da areia.

O material utilizado foi:

Awa Shima N-Gage Beast Stage 2 3.00Mts 20-75Grs

Shimano Stella 5000 SW

Power Pro 0.19 Red

Jackson Athlete 14 SS " BrunoSpinPah"

Um abraço do Team Pesca em Sintra

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Boa hora de almoço...

6 comentários

Publicado por Sargollini
Um dia destes, quando ainda estava Sol, algum calor e o Mar ainda deixava pescar, pensei para mim mesmo "Hoje é um bom dia para fazer uns lançes...", á hora de almoço fechei a loja e fui ver o mar.
Tinha cerca de duas horas para encontrar os peixes, fazer uns lançes e voltar. Depois de quase uma hora á procura de onde pescar, lá dei com alguns peixes a passearem bem perto da margem. Rapidamente montei a cana e desci ao pesqueiro em passo de corrida.
Escondi-me atrás de uma pedra para não assustar o peixe e começei com uma Athelete 12 ss, nesta altura já não vía peixe nenhum mas não desisti e passados uns minutos lá ferrei um peixito bom, subo para cima de uma pedra mais alta para trabalhar o peixe e mal olho para dentro de água, dou com um "Barrote" ali mesmo aos meus pés que mal me vê arranca logo mar adentro seguido de meia-dúzia peixes....lá consegui meter o peixe a seco e voltei a lançar, mal a amostra cai na água, Trauuu e ZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzz..."este é dos bons...", pensava eu, "queres ver que já lá tenho o Barrote????" mas não, afinal era mais um peixe que vinha com a amostra fora da boca e virada para trás...
Ainda tinha mais uns minutos para pescar, voltei a lançar mais duas ou três vezes na mesma pedra mas sem sucesso, troquei de sitio mas o peixe já não devia lá andar e acabei por me vir embora com dois peixinhos no saco.


Quando me vinha embora liguei ao Bruno que ainda estava a trabalhar mas saía ás 15h e contei-lhe o sucedido...ás 17h mandou-me este MMS...

"...não me toca nada...."


Material:
Cana: NBS PinTail 3,60m
Carreto: NBS Stallion 45 SPF
Amostra: Jackson Athlete 12 SS

sábado, 2 de outubro de 2010

Quarto-Crescente de peixe...

10 comentários

Publicado por Sargollini
Um destes dias em que o Mar esteve brutalmente grande, bateu-me o vício e tinha que ir á pesca, falei com o Tasko e com o Bruno mas eles não podiam fazer a maré da noite porque tinham que acordar cedo, então liguei para o Bubu e para o Marlon (Mário João) e eles lá me fizeram a vontade...combinámos o encontro no "Curva" e fomos a eles.

A Lua de Quarto-Crescente iluminava o Mar todo, aproveitámos para dar uma vista de olhos em alguns pesqueiros antes de nos decidirmos até que escolhemos um pesqueiro de areia onde o Mar apesar de ser muito grande, trabalhava da maneira certa...
Começá-mos a montar o material  e nisto toca o meu telefone, era o Sr. Carlos que queria vir ter connosco, disse-lhe onde estava e passados 20 minutos lá aparece já pronto a pescar.
Escolhemos as amostras, para todos irmos com amostras diferentes uma vez que iríamos pescar lado a lado...
Insistimos durante umas duas horas até que decidimos parar por ali, no dia seguinte era dia de trabalho e não valia a pena o esforço...
Quando estávamos a voltar para os carros lembrei-me de um pesqueiro onde já tinha tirado uns peixitos com aquele tipo de mar e lua, falei com eles e o Sr. Carlos achou que não valia a pena e foi embora.
Fomos o ver o tal pesqueiro e cá de cima parecia que não estava grande coisa mas decidimos experimentar.
Desçemos ao pesqueiro e eu ao 3º lançamento sinto logo um peixe bom que acabou por desferrar, viro-me para o Marlon e já estava ele com a cana vergada...(o pequeno-almoço já estava pago....ihihiih) tirou um peixito de kilo...chamei o Bubu para mais perto de nós e continuámos a insistir, passados uns minutos o Marlon ferra outro e logo a seguir eu ferro mais um...os dois com as canas vergadas ao mesmo tempo...foi uma loucura ehehhehe lá tirámos os peixes, eram mais 2 de kilo e pouco. O Bubu só dizia "...não me toca nada...", continuámos a insistir e passados mais uns minutos estávamos os dois novamente com as canas vergadas ao mesmo tempo...ehehhehe e foi assim por mais duas ou três vezes acabando por sair 7 peixes e por desferrar uns 4 ou 5.
O Bubu lá teve que gradar mas não pode ser sempre o mesmo OpenAss!!!! ahahahahahahah
O Marlon ganhou a vez de pagar o pequeno-almoço mas também tirou o melhor exemplar da noite, um peixe com 3kg e eu lá tirei um forte guerreiro com 2kilitos.


Material:
Canas; Shimano Diaflash 3.60m
NBS PinTail 3,60m
NBS Athelete 3m

Carretos; Shimano Rarenium 4000FA
Stallion 45SPF
Shimano Stradic 4000CFC

Linha Multifilamento:
NBS SteelPower 0,16 e 0,18