quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Grande Preguiçoso e o Pequeno Lutador

Esta segunda-feira a malta combinou ir fazer o nascer do dia, o mar estava mexido, havia algum vento e a maré estava quase vazia.
Após termos descido a arriba verificámos que junto do mar estava menos vento mas este era de Nw o que dificultava bastante os lançamentos.
Começámos a dança das amostras ainda de noite, eu comecei com uma Duo mas não estava a trabalhar bem, talvez devido à corrente que se sentia. Fui mudando de amostras até que já tinha esgotado a primeira linha de matadoras, fizemos uma pausa , para esticar as costas e fomos para umas pedras que por norma estão rodeadas de água mas que agora estão rodeadas de areia.Eu fiquei mais afastado do Bruno e do Sérgio, voltei a mudar de amostra devido ao pesqueiro ter menos profundidade e acabei por escolher uma Athlete 12SS.Ao segundo lançamento já quase, quase a seco tenho um ataque, ferro o peixe, esperei pela onda mas não consegui tirá-lo à primeira, aproveitando a escoa o peixe faz um arranque mas veio mais uma onda que me ajudou a tirá-lo.Agarro no bicho e vejo que só vinha ferrado na primeira fateixa, talvez por ter atacado pela cabeça da amostra.Fui guardar o peixe nas pedras e fiz sinal à malta com a lanterna, faço mais uns quantos lances na mesma zona mas não senti mais nada.
Fui andando na direcção dos cagões e dou por mim com uma bela cabeleira no carreto, puxo a amostra à mão e lá fui eu tirar o lugar ao bruno.Tive quase meia hora de volta daquilo mas consegui resolver o problema.Voltei ao mar e faço um lançamento muito suave só para esticar o fio, recolho e volto a lançar desta vez com um pouco mais de força mas mesmo assim sem esticar muito, olhei para a bobine estava tudo operacional podia começar a pescar à vontade, dou duas ou três maniveladas e tenho um ataque! O peixe veio imediatamente para a superfície chapinhar, fui sempre recolhendo com o peixe à superfície, parecia um pequenote, até que na escoa o peixe pareceu me maior mas não o tinha visto por isso apertei com ele e no lusco fusco vi-lhe o lombo, era um bonito robalo bem maior do que estava à espera.Nisto voltámos a ficar todos juntos, contei como tinha sido, levei os "calduços" da praxe fizemos mais uns lances mas estava mais que na hora.
Subimos a arriba, tiramos umas fotos e quando dei por ela já estavam os dois cagões com a mãozinha à volta da barriga a chorarem-se pelo pequeno-almoço...
O resultado foi:
- 3 Galões
- 3 Sandes Mistas
- 3 cafés

O peixe mais lutador acusou na balança 1.5Kgs e o mais preguiçoso 3Kgs.