segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Elas "andem" aí !!!

11 comentários

Relato do Malaquias

- Malaquias da minha parte um obrigado pela tarde à maneira.

Mais uma voltinha, mais uma viagem a bordo do "XÔC"
Desta vez, privado da habitual tripulação, bastou um telefonema para recrutar um novo marinheiro, pouco habituado a estas lides e com um bocado dado aos enjôos, mas que se portou à altura e aguentou-se "firme e hirto" como um leão!
Saímos ainda com a maré a encher e começamos por bater uma zona diferente da do costume. Passado pouco tempo, o Pedro leva um "porradão" violentíssimo na sua amostra de 3€ da Decathlon, e o animal que estava na outra ponta da linha arrancou tipo comboio e em poucos segundos levou mais de 20 metros de linha.
Uma corvina de certeza!!! e grande!!!! ....mas....desferrou-se! M****!!! F***-**!!! C******!!! Filha da ****!!!...e outros impropérios de vária ordem.

Mas ainda a jornada estava a começar e tínhamos que continuar a faina.
A sonda ia mostrando algum peixe, mas pouco interessado em comida de plástico.
Às tantas, numa zona com cerca de 10 metros de fundo, a sonda começa a apitar como se não houvesse amanhã e a marcar muito peixe grande, todo junto, coladinho ao fundo.
Depois da experiência que tínhamos tido minutos antes e sabendo que "elas" já aí andam (embora ainda fora da época) eu disse para o Pedro: "São corvinas!!!"
Marquei o ponto no GPS e fui colocar o barco de forma a que a nossa deriva passasse em cima da marca.
Vinis XL montados nas canas e primeira passagem "à rola". BINGO!!! Primeira rabeta ferrada pelo Pedro !

Nesta altura ele não sabia se havia de pescar, se havia de enjoar, se havia de "engodar"... mas lá continuou a faina.

Nova passagem em cima do mel e mais uma para cima. Desta vez tocou-me a mim.

Nova passagem e uma dupla! os dois com peixe ferrado ao mesmo tempo.

Nesta altura já a maré vazava e a corrente já se fazia sentir com muita força.
Mais umas passagens e só saiu mais uma pequenina que foi libertada para crescer. O peixe dispersou e deixou de picar.
Tínhamos chegado um pouco atrasados àquele spot. Se tivéssemos chegado uma horinha mais cedo, quando a maré acabava de encher e se tivéssemos aproveitado o estofo e o virar da maré, a história tinha sido diferente.

A libertação da rabeta

Era tempo de dar meia volta e continuar com o trolling. Sem sucesso! o spot parecia um deserto.

Pensei: "vamos mas é ao quintal a ver se lá andam os robalos..." ...e assim foi!
Primeira passagem e o Pedro ferra um cachaço pequeno logo nos primeiros lances, deixando a ideia que eles andavam lá e que íamos compor um pouco mais a pesca. Mas não! Nem mais um toque!

A libertação do Robalo

O sol começava a preparar-se para ir embora e nós também.

Fazer uma pesca só de corvinas, embora pequenas, a meio de Janeiro.... A tradição já não é o que era!

O que é certo é que elas andam por aí. resta esperar pelas GRANDES!!! É só uma questão de tempo!

Agradeço ao marujo pela companhia. Aguentou bem o estrafego da jornada sem engodar!

Foi uma tarde è maneira!!!