terça-feira, 22 de setembro de 2009

Os 1ºs do Sr. Carlos...

18 comentários

(Publicado por Sargollini)
A semana passada, o Tasko estava a trabalhar mas combinei com o Velhote dele (Sr. Carlos) mais o Bruno para irmos mandar umas verdascadas.
O Mar estava enorme mas a nossa previsão era de que quando a maré desse a volta, conseguissemos ter melhores condições, e assim foi.
Assim que a maré começou a baixar o mar começou a espraiar e deu para lá metermos as amostras.
O Sr. Carlos abriu logo as hostes com um belo Cachaço que o fez tremer.
A seguir fui eu que tirei mais 1 na casa dos 3 kilos...
Mais um pouco e o Sr. Carlos ferra mais um e eu noto pela curvatura da cana que devia ser um peixe grande e dou-lhe uma ajuda desapertando-lhe um pouco o drag, com calma lá conseguiu tirar um belo exemplar também na casa dos 3kilos, parecia maior devido á amostra vir ferrada de lado.
Nesta altura já o Bruno fervia por ainda estar a zeros mas, passados uns minutos também ele ferra um Cachaço de kilo e lá fizémos uma granda festa por todos termos tirado peixe.
Continuámos a insistir mais um bocado até que eu paro para fumar mais um cigarrito e eles param também para o cigarrito da ordem, nesta altura decidimos fazer mais 10 lançamentos e depois iríamos descansar.
Ao 2º Lançamento, sou brindado com mais um peixito com 2,5kg.
Fizémos mais alguns lançamentos e fomos descansar contentes com mais uma boa faina e mais contentes ainda com os primeiros peixes do Sr. Carlos.


domingo, 13 de setembro de 2009

Quando ainda apanhava peixe...

4 comentários

(Publicado por Tasko)
Continuando a Saga de grades , nada melhor que recordar.
Esta pesca foi feita a semana passada na companhia dos amigos Antonio Matos, Marco e Sergio.
Desta ficamos todos dispersados eu fiquei no canto esquerdo o antonio e o sergio no meio e o marco no outro extremo.
Logo ao primeiro lançamento o Marco ferra um belo cachaço ainda ninguem pescava..
Depois disso foi uma luta pescar devido ao limo que estava no pesqueiro , entretanto a mare ja enchia e o vento tinha aumentado.Foi entao que comecei a pescar a favor do vento mais o marco numa zona de bastante corrente.
Diz me o marco "E tirar um peixe com esta corrente?"
"É ja a seguir" disse-lhe
Mudo de amostra e escolho uma saltiga gradeira que ja quase nem tinta tem.
Faço um lançamento a favor do vento e parecia um torpedo no ar, segundo lançamento recolho um pouco mais rapido e pimba da se o ataque faz uma corrida , duas ou tres cabeçadas e começo a recolher lentamente contra a corrente.
Ja com o peixe quase a seco , lembro me que nao tinha o pega-peixe peço ao marco para agarrar o peixe porque onde estavamos era impossivel por o peixe a seco e tinha cerca de um palmo de agua.Assim que o peixe fica com pouca agua dá meia volta e vai para as minhas costas passando mesmo aos meus pes depois disso o marco la conseguiu agarra lo.
Com a saubida da mare ficou impossivel pescar naquele sitio e demos a pesca por terminada.

O material foi o do costume.
A amostra foi a Ex-Gradeira Saltiga que finalmente me deu um peixeco.

Abraços

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mão Quente...

4 comentários

Num destes dias da semana passada o nosso amigo Marco entrou de férias e como prometido combinámos uma pesca a três!
Eu, Sérgio e o Marco.
Combinámos a Hora o quintal, eu como tava a trabalhar ia lá ter mais tarde.
Depois de tar a noite toda a espera da abençoada hora eis que chega a hora. Faço me a estrada saiu de Belém e ai vai ele.
Quarenta minutos depois chego ao pesqueiro e procura o Sérgio e o marco mas não via ninguém.
Ligo ao marco"Epatou a chegar"
Ligo ao Sérgio"Epa adormeci"
Começo a montar o material, entretanto chega o Marco e começamos a pesca.
Meia dúzia de lançamentos e pimba ferro o primeiro!Recolho
o peixe meto-o a seco e desferra se mal lhe toco...
Momentos depois chama me o marco também tinha um belo cachaço ferrado.
Fomos guardar o peixe trocamos umas impressões e voltamos à pesca, oiço um assobio era o Sérgio a descer a arriba, o tempo ia passando e não tinha sinais do Sérgio quando olho para trás vejo que ia a subir a arriba novamente faço lhe sinal e tinha se esquecido das amostras eheh, depois de ter ido ao carro e já quase ao pé de mim pergunta me:"Quantos?"
De repente sinto um ataque e tinha lá um cachaço ferrado! Foi uma risota tirei o peixe e mostrei lhe o outro e contei que o marco também já tinha um..

Com isto o Sérgio começa a sua pesca e pimba logo nos primeiros lançamentos ferra um peixe. Peixe no saco mais uns lançamentos e pimba mais outro cachaço , chegada em grande do cagao! Para variar a festa não tinha acabado e uns lances depois ai estava mais um cachaço a seus pés.
Com isto já eu e o marco estávamos também com a Athlete matadora do momento mas não nos tocava nada!E pronto momentos depois já a cana do Sérgio estava dobrada com mais um peixe, o Sérgio recolhia mas o peixe não vinha, ate que se desferra a meio caminho, arreliado com a situação o Sérgio estica a linha da uma manivelada e pumba novo ataque! Impressionante.. como fez ele aquilo pensava eu!??
Mais um peixe no saco e durante 5 minutos o Sérgio
não pescou esteve apenas a rir se da situação e dos colegas...
Claro esta que eu e o marco não tocamos mais na chixa..
Depois da entrada em grande o Sérgio ainda tirou mais um pexeco que devolveu.

E foi assim mais um manhã bem passada onde mais uma vez se provou quem é o Aberto Cagão etc etc...Nao bastava ter tirado mais peixe e ainda tinha que tirar o peixe do dia!
Foram 6 Cachaços tudo à volta do KG e um maiorzito com cerca de 1.5kg


Na foto só se veem 3 peixes do sergio eheheh

O Material foi:
Canas : Alpha tackle Jaw Scratcher ; Awa Shima N-Gage ; Shimano Beastmaster
Carretos : Sustain 4000Fd ; Symetre 4000FJ ; ,,Byron Geysha 3000
linhas : SteelPower 0.18mm
Amostras: ATHLETE & Katana

Abraços

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Six Spinners...

9 comentários

Ontem de manhazinha fomos fazer uma brincadeira.

Éramos 6 Eu , o meu Pai (Carlos) , Sérgio ,Bruno, Marco e Quineta.
À Hora marcada estava tudo no local combinado á minha espera.
Fizémo-nos ao pesqueiro, o mar era bom tava era vento mas nada que desanimasse o Grupo.
Material de guerra pronto toca a descer a arriba.Começámos a descer e constatámos que estava muita gente á pesca, ora nao fosse domingo.
Eu fiquei com o meu pai que era a sua estreia no spinning.
Ficámos situados numa zona com umas pedras que estavam a vista, ao 1ºLançamento tento meter a amostra no meio das pedras mas o vento leva-me a amostra e cai mesmo em frente a uma dessas pedras. Começo a recolher e prende "pronto ja tá presa" pensei, quando de repente começa o peixe a bater e comecei a recolher mas nao ferrei o peixe, a meio caminho desferrou-se...
Andámos todos por ali a procura dos desejados Robalos mas táva dificil, o vento nao facilitava e o limo também estava presente.
Desloquei a um lajão mais a sul e logo no 2ºLançamento ferro um cachaço de KG quase aos pés, quase ninguém viu mas quem viu não se calou e sai o breakfast pá malta...
Entretanto já estávamos todos juntos á excepção do Sérgio que lá ao longe deu sinais de vida com um Robalo Bom que , segundo o mesmo , pouca luta lhe deu. Assim que vi o peixe fui logo ter com ele para não lhe dar margem de manobra. Pús-me mesmo ao lado dele, não lhe dei nem um metro para lançar a amostra , arranjei maneira de enrolar com a linha, dele fiz trinta por uma linha para ele nao pescar...BRINCADEIRA
O tempo ía passando, o peixe escasseando e a moral em baixo ditava o nosso destino.Eu ia tentando explicar algumas coisas ao meu pai e numa dessas partes tentava mostrar-lhe alguns lançamentos e digo-lhe como lançar, mando uma vardascada daquelas e quase aos pés dá-se o ataque! O peixe fez um arranque e depois foi só recolher ao sabor da corrente.
Ainda insistimos mais um pouco mas acabámos por desistir devido ao vento que se intensificou.

O peixe acusou :
2.000Kg (Sergio)
1.500KG e 1.000KG os meus

Foi uma manhã bem passada com uma malta sempre bem disposta , o meu pai está com a pica toda mas começou com uma grade :lol:

O Material foi:
Canas : Alpha tackle Jaw Scratcher e Awa Shima N-Gage
Carretos : Sustain 4000Fd & Symetre 4000FJ
linhas : SteelPower0.18mm
Amostras: As inevitáveis ATHLETE

Abraço á malta

domingo, 6 de setembro de 2009

Peixe Teimoso...

5 comentários

Este é o meu primeiro post aqui no Pesca em sintra, após o convite do meu Amigo Sérgio Silva Aka Sargollini em fazer parte deste Magnifico Blog que é o PescaemSintra, o que aceitei de bom grado!

Espero que o meu contributo seja positivo por isso hoje deixo-vos um relato de uma pesca que fizémos há uns dias atrás.
Com previsões de mar calmo apenas para um dia, eu o Sérgio e o Bruno fomos fazer o fim do dia. Maré para o fim-do-dia, a coisa prometia. Ainda de dia descemos ao pesqueiro e inciámos a pesca, o Mar estava excelente sentia-se apenas uma pequena brisa de norte mas nada de especial e o calor ainda se fazia sentir. Lançamento após lançamento a expectativa aumentava. Já de noite e com a Lua a mostrar-se, tiro um pequeno cachaço que prontamente foi devolvido, foi o único peixe que senti! Já com bastante água o pesqueiro tornava-se perigoso e como alguns tinham que ir trabalhar decidímos dar a pesca por terminada.
Já a caminho de casa diz-me o sergio:
"-E se fossemos fazer o nascer do dia?"

"-Bora" disse eu.

E assim foi, fomos a casa duas horitas e rumámos para a pesca novamente! O Bruno desta vez não foi, com muita pena nossa e dele, teve que ir trabalhar.
Devido a escassez de peixe durante a noite, rumámos mais para norte, chegámos ainda era de noite e o ceu limpo deixava a lua mostrar toda a sua graciosidade.
Amostras na água, e fomos percorrendo todo o pesqueiro. O dia já estava a nascer mas o peixe não queria as nossas amostras! Em determinada altura eu e o Sérgio estávamos em cima da mesma pedra e ao tirar a amostra da água um pequeno cachaço atira-se ferozmente
á amostra do sergio, era pouco maior que a amostra e rápidamente foi devolvido! Entretanto a maré também já tinha virado e o sol já batia nas ondas. Com a grade á vista voltei a pôr uma Athlete que tem feito uns peixecos e mal a amostra cai na água sinto o ataque. Ferro o peixe mas nada, recolho um pouco e sinto uma cabeçada quando de repente Zzzzzzzzzzzzzttt o carreto começa a cantar e o peixe a levar muita linha e a dar fortes cabeçadas até que parou. Começo a recolher e nova investida, desta vez ainda mais forte, recolho novamente e puxo o peixe um bom bocado até que novamente o peixe arranca mar adentro mas desta veio ao de cima e deixou-se ver, estava bastante longe mas cansado, fui trazendo o peixe com calma mas ele nao se deu logo por vencido e ainda me fez recear perde-lo numa escoa mais forte, depois disso uma onda amiga pôs o peixe quase a seco e o Sérgio só teve que ir busca-lo(Obrigadinho). Quando vi o peixe fizémos os dois a festa. Quando fui desferrar o peixe vi que vinha bem ferrado, duas fateixas na boca e a outra espetada de fora. Desferrei o peixe guardo-o no saco e volto á pesca. Pego na amostra para ver se estava tudo bem e nao é que o sacana me tinha partido a amostra?!? Fiquei pior que estragado..Mudo de amostra e continuo a pesca quando de repente vejo a cana do Sérgio dobrada e a lutar com um peixe! Era um belo Cachaço!!
No fim o Cagão ainda tirou mais um pequenote que devolveu...


O material foi o do costume e amostra foi a inevitável Athlete que morreu...

Liçoes a tirar? É Preciso insistir!